Seção 11, Tópico 2
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Gratidão

Ravi Resck 27 de fevereiro de 2021
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O impulso originário de todas as tradições religiosas e espirituais é a gratidão pelo dom da vida.

No entanto, com tanta facilidade tomamos esse presente da vida como garantido, e talvez seja por isso que muitos caminhos espirituais começam com ações de graças, para nos lembrar que, apesar de todos os nossos problemas e preocupações, nossa própria existência é um benefício não merecido.

No budismo tibetano, por exemplo, devemos fazer uma pausa no início da prática meditativa e refletir sobre a preciosidade de uma vida humana.

Isso não é porque nós humanos somos moralmente superiores a outros seres, mas porque podemos “mudar o carma”.

Em outras palavras, com consciência auto-reflexiva, somos agraciados com a capacidade de escolha – fazer um balanço do que estamos fazendo e mude de direção.

Podemos ter dependido principalmente do instinto por eras de vidas como outras formas de vida, mas agora finalmente temos a capacidade de considerar, julgar e escolher.

Ao tecer nossos circuitos neurais sempre complexificantes no milagre da autoconsciência, a vida ansiava por nós pela capacidade de conhecer, agir e falar em nome do todo maior.

Agora chegou a hora em que, por nossa própria decisão, podemos entrar conscientemente na dança.

  • Em tempos de turbulência e perigo, a gratidão ajuda a firmar-nos. Isso nos traz à presença, e nossa presença total é talvez a melhor oferta que podemos fazer ao nosso mundo.


Na prática budista, essa primeira reflexão sobre a preciosidade da vida humana é imediatamente seguida por uma segunda, por sua brevidade.

“A morte é certa; o tempo da morte é incerto. ”

E essa reflexão nos desperta para o presente do momento presente – para aproveitar esta chance irrepetível de estar vivo – agora.

    Que o nosso mundo está em crise – até o ponto em que a sobrevivência da vida consciente na Terra está em questão – de maneira alguma diminui a maravilha do momento presente.

Pois o grande segredo aberto é este: a gratidão não depende de nossas circunstâncias externas.

Não depende se gostamos de onde estamos ou aprovamos o que estamos enfrentando. Pelo contrário, a nós é concedido o grande privilégio de estar presente para participar, se quisermos, do Grande Turno.

Podemos deixar que as dificuldades deste tempo aloquem toda a nossa força, sabedoria e coragem, para que a vida possa continuar.

    A gratidão é politicamente subversiva na Sociedade de Crescimento Industrial. Ajuda a inocular-nos contra o consumismo do qual depende o capitalismo corporativo. Serve de contrapeso à insatisfação com o que temos e somos, o desejo e a necessidade inflamados por nossa economia política.

    A gratidão está no centro da cultura indígena em Turtle Island (América do Norte). Entre os Haudenosaunee em particular, isso é visto como um dever sagrado.

No início de praticamente todas as reuniões ou cerimônias, agradecimentos e saudações – “as palavras que vêm antes de tudo” – são oferecidas a todos os que dão vida: do irmão mais velho, o sol, à água, ventos, plantas, animais e animais.

Talvez essa prática possa nos ajudar a entender o notável auto-respeito e dignidade daqueles povos nativos que não foram derrotados por séculos de promessas quebradas e genocídio cultural.

Parece que a gratidão – e a dignidade e o respeito próprio que ela gera – os ajudaram a sobreviver. E isso é uma inspiração para todos nós quando enfrentamos o Grande Desvendamento e o sofrimento que ele traz.

Há muito a ser feito e o tempo é muito curto. É claro que podemos prosseguir por desespero sombrio e raivoso.

Mas as tarefas prosseguem com mais facilidade e produtividade a partir de uma atitude de gratidão; nos permite descansar em nossos poderes mais profundos.

A Prática da Gratidão na Facilitação

A gratidão começa com o acolhimento caloroso do guia por cada pessoa.

Evocar desde o início o amor que compartilhamos pela vida na Terra relaxa e anima todos nós.

Também nos abre a nossa dor pelo mundo, porque saber o que estimamos desencadeia o conhecimento de como está em perigo.

Nos comentários e instruções, tome cuidado para não dizer às pessoas o que sentir.

Isso é verdade em todas as etapas da espiral; nesse estágio, sobrenomes de gratidão podem parecer piedosos e sem graça.

Permita que sentimentos surjam e sejam nomeados pelos participantes.

A presença através do Movimento, Respiração, Som e Silêncio

A maioria de nós está preparada, psíquica e fisicamente, contra os sinais de angústia que continuamente nos prendem nas notícias, nas ruas, do mundo natural.

Esse estado crônico de tensão também inibe nossa vitalidade e gratidão. Portanto, no início de uma oficina, voltamos-nos para a respiração, o corpo, os sentidos – pois eles podem nos ajudar a relaxar e sintonizar as correntes mais amplas de conhecimento e sentimento.

Abertura pela respiração


A respiração é um amigo útil neste trabalho, pois conecta o interior com o exterior, revelando nossa dependência íntima e total do mundo ao nosso redor.

Ele conecta a mente ao corpo, prestando atenção ao fluxo constante de ar, acalmando as conversas e as evasões, e nos tornando mais presentes à vida.

A respiração também nos lembra que nós, como sistemas abertos, estamos em constante fluxo, não presos a qualquer sentimento ou resposta, mas dinâmicos e mutáveis ​​à medida que deixamos passar por nós.

Comece fazendo com que todos prestem atenção à respiração por alguns momentos. Você pode liderar o grupo em uma breve prática respiratória de sua escolha.

No decorrer do trabalho, à medida que nos permitimos experimentar nossa dor pelo mundo, a respiração continua a nos servir, da mesma forma que serve a uma mulher no parto.

Isso nos ajuda a permanecer soltos e abertos ao fluxo de informações e às mudanças que elas podem trazer.

Abertura através do corpo


Todas as ameaças que enfrentamos neste planeta-tempo – sejam resíduos tóxicos, fome no mundo ou aquecimento global – caem na última análise para agredir o corpo.

Nossos corpos captam sinais de que nossas mentes podem se recusar a se registrar.

Nossos temores não expressos e não reconhecidos estão presos em nossos tecidos, juntamente com toxinas conhecidas e desconhecidas – em nossos músculos, em nossas gargantas e tripas, em nossos ovários e gônadas.

Alegrias essenciais também passam pelo corpo: gostos, imagens, sons, texturas e movimentos que nos conectam de maneira tangível ao nosso mundo.

Nosso fiel “irmão Ass”, como São Francisco o chamava, é a nossa conexão mais básica com o nosso planeta e o nosso futuro.

Para chamar a atenção para o corpo, continue a orientação que você começou com a respiração, usando suas próprias palavras para sugerir algo como o seguinte:

Esticam. Estique todos os músculos e solte. Gire lentamente a cabeça, facilitando o pescoço com todos os seus centros nervosos.

Gire os ombros, liberando os fardos e tensões que eles carregam. Veja sua mão, sinta a pele. Sinta as texturas do mundo ao seu redor, roupas, poltrona, mesa, chão.

Seus sentidos são reais; eles conectam você ao seu mundo; você pode confiar neles.

Abertura através do silêncio


Muitas tradições, como os quakers, conhecem o poder do “silêncio reunido”, onde juntos, na quietude, sintonizamos o conhecimento interior e mais profundo.

Neste tempo do planeta, quando enfrentamos perigos grandes demais para a mente abraçar ou palavras para transmitir, o silêncio serve.

Pode ser tão rico quanto soar, enquanto serve a um propósito complementar: soar nos ajuda a liberar a angústia planetária; o silêncio nos ajuda a ouvi-lo.

E, mais tarde no workshop, depois de termos tido a oportunidade de especificar nossas preocupações e medos, podemos ter mais momentos para ficarmos em silêncio.

Alguns guias gostam de começar todas as sessões com um período de silêncio, de olhos fechados, apenas para se instalarem.

Às vezes, eles fazem uma pergunta antes do silêncio, para estimular a reflexão para um diálogo a seguir, sugerindo que quando as pessoas se sentirem prontas para falar de maneira diferente.

Isso pode levar o grupo a um nível mais profundo, enquanto fechar os olhos cria confiança e ajuda as pessoas a relaxar e refletir.

Sentenças abertas

(30min)

Sentenças abertas são  estruturas para expressão espontânea.

Ajuda as pessoas a ouvir com receptividade rara, bem como a expressar seus pensamentos e sentimentos francamente.

As pessoas sentam-se em pares, frente a frente e fecham o suficiente para se atenderem plenamente.

Eles evitam falar até que a prática comece. Um é o parceiro A, o outro parceiro B – isso pode ser determinado rapidamente, pedindo-lhes que batam um no outro no joelho; quem tocou primeiro é A.

Quando o guia fala cada frase inacabada, A a repete, a completa com suas próprias palavras, dirigindo-se ao Parceiro B e continua falando espontaneamente pelo tempo previsto.

Os parceiros podem trocar de papéis após cada frase aberta ou no final da série.

O parceiro de escuta – e isso deve ser enfatizado – fica em silêncio, sem dizer absolutamente nada e ouvindo da maneira mais atenta e solidária possível.

Para a conclusão de cada frase aberta, aguarde alguns minutos.

Dê um breve aviso cada vez antes que seja hora de seguir em frente, dizendo “demore um minuto para terminar” ou “obrigado”. Um pequeno sino pode levar as pessoas ao silêncio, onde descansam alguns segundos antes da próxima abertura. frase.

Sentenças abertas sobre gratidão


Essa é uma atividade altamente prazerosa e você pode inventar suas próprias frases em aberto. Ou escolha um desses favoritos (o # 5 sempre vem por último).

1. Algumas coisas que eu amo em estar vivo na Terra são…
2. Um lugar que era mágico (ou maravilhoso) para mim quando criança era….
3. Uma pessoa que me ajudou a acreditar em mim é ou era …
4. Algumas coisas que eu gosto de fazer e fazer são…
5. Algumas coisas que aprecio em mim são…

Caminhadas do Espelho

(40min)

O Mirror Walk, adaptado do familiar Trust Walk, desperta a consciência sensorial e um novo senso de gratidão pela vida, além de proporcionar uma mudança de ritmo e foco.

Um excelente treinamento para o eu ecológico, ajuda as pessoas a experimentar o mundo como seu corpo maior – imaginando quando abrem os olhos, em momentos específicos, estão se olhando no espelho. Daí o nome.

Adequado em qualquer ponto do workshop, ele desenvolve a confiança entre os participantes e vai além das palavras, para o imediatismo do contato com o mundo natural.

Método

Um ambiente ao ar livre, com coisas em crescimento, é muito gratificante, mas mesmo uma rua da cidade com uma árvore ocasional já serviu.

Formando pares, as pessoas se revezam sendo guiadas com os olhos fechados, em silêncio. Sem visão, eles usam seus outros sentidos com mais curiosidade do que o habitual e praticam confiar a outra pessoa com sua segurança.

Seus parceiros, guiando-os pela mão ou pelo braço, oferecem-lhes várias experiências sensoriais – uma flor ou folha para cheirar, a textura da grama ou do tronco da árvore, o som de pássaros ou crianças brincando – o tempo todo sem palavras.

O tempo é relaxado, permitindo tempo para registrar completamente cada encontro sensorial.

De vez em quando, o guia ajusta a cabeça do parceiro, como se estivesse apontando uma câmera, e diz: “Abra os olhos e olhe no espelho”.

Os que estão sendo guiados abrem os olhos por um momento ou dois e observam.

 Demonstre com um voluntário ao dar instruções. Lembre os participantes a permanecerem calados, exceto pelo convite periódico a se olhar no espelho.

Após um período de tempo predeterminado, as funções são alteradas.

Forneça um sinal sonoro na hora de trocar, usando uma campainha alta. A chamada aborígine australiana, coo-ee, funciona bem porque alcança uma grande distância quando as pessoas repetem a ligação assim que a ouvem.

Quando eles retornam no final do segundo turno, cada par forma um quarteto com outro par para falar da experiência.

Depois de dez minutos, você pode convidar um compartilhamento geral para todo o grupo. “O que você notou?” “O que o surpreendeu?” “Que sentimentos surgiram ao guiar ou ser guiado?”

Traduzido a partir do site WorkThatReconnects

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