Nós utilizamos um processo para integrar novos parceiros e parceiras que se dá da seguinte forma:
- Convite por parte de um parceiro(a) do CollabDesign
- Pedido para participar a um parceiro(a) do CollabDesign
Acreditamos que com o tempo as nossas relações vão sendo construídas e o interesse em convidar alguém para participar da rede emerge naturalmente. Ao mesmo tempo, qualquer pessoa que tiver interesse em participar também pode abordar diretamente um parceiro e conversar sobre esta possibilidade.
O que é esperado dos parceiros e parceiras
Parceiros e parceiras do CollabDesign podem ser pessoas com habilidades distintas e dos mais variados campos de atuação.
Nós manifestamos aqui algumas expectativas mas não nos restringimos apenas a isso. O objetivo deste documento não é limitar o que esperamos das pessoas que querem se juntar a nós mas uma forma de clarificar o que esperamos.
As atividades mais comuns que parceiros podem desempenhar estão relacionadas com:
- Palestras: Falar em público sobre o CollabDesign e os conceitos que giram em torno do mundo colaborativo.
- Escrever artigos: Nosso blog e a área de explorações pedem artigos bem desenvolvidos sobre os diversos temas em torno do Collab.
- Consultoria em Projetos e Organizações: Parceiros e parceiras oferecem mentoria para pessoas e organizações que querem levar processos colaborativos para o seu dia a dia.
- Facilitação: É desejável que parceiros(as) tenham uma experiência considerável com facilitação de processos colaborativos em geral.
O processo de Onboarding
Uma vez que alguém começa o processo de integração na rede nós propomos que um período de avaliação de 3 meses seja estipulado para garantir que ambas as partes estão confortáveis em colaborar.
Sendo assim temos efetivamente 2 tipos de parceiros:
- Parceiro(a) Ativo(a): Podem participar ativamente das reuniões do círculo geral, convidar pessoas para integrar o círculo geral, promover o CollabDesign, publicar eventos na plataforma, criar materiais e utilizar todos os nossos ativos tangíveis e intangíveis.
- Parceiro(a) em Transição: Pode participar das reuniões ativamente mas não pode convidar pessoas e utilizar os ativos que estão restritos ao círculo geral da Rede. Pode publicar eventos na plataforma e criar explorações.
Qualquer parceiro ativo ou em transição pode encerrar a parceria a qualquer momento.
Os parceiros ativos do CollabDesign devem contribuir com 5% de qualquer lucro obtido a partir dos ativos da rede(clientes, consultorias, cursos).
Os parceiros ativos e em transição são convidados a participar da reunião semanal do CollabDesign onde sincronizamos as nossas ações e cuidamos do propósito da rede.
Sobre oferecer cursos e explorações na plataforma
Para oferecer um curso ou exploração na plataforma do CollabDesign é preciso levantar um requerimento para as pessoas que energizam o papel de Exploridéia.
Qualquer membro pode oferecer cursos e explorações gratuitas desde que atendam os critérios estabelecidos pelo Exploridéia.
Cursos pagos devem contribuir com 10% de cada transação para custos de impostos e para o fundo coletivo do Collab. Os cursos pagos também estão sujeitos à validação do Exploridéia e da Curadora.
Qualquer parceiro(a) pode oferecer cursos e explorações sem a necessidade de consultar qualquer pessoa. A Curadora pode, no entanto, avaliar e restringir a publicação de qualquer parceiro(a) ou membro se tiver razões para fazê-lo.
Sobre realizar eventos através do Collab
Apenas parceiros e parceiras podem utilizar a plataforma do CollabDesign para publicar eventos. No entanto qualquer pessoa pode dinamizar um CollabBlitz, que é um evento para praticar as diversas práticas colaborativas apresentadas no mundo do Collab.
Para realizar um CollabBlitz os membros devem apresentar a proposta para as pessoas que energizam o papel de DinamizaBlitz.
Parceiros em transição podem publicar eventos na plataforma sem ter que pedir qualquer permissão.
Posso me tornar parceiro(a) do collab mesmo sem fazer o curso introdutório e avançado?
Sim. Se os parceiros atendem os requisitos acima não é necessário fazer o curso introdutório ou avançado para se tornar parceiro(a). Naturalmente que é esperado que os parceiros e parceiras tenham interesse em participar do Collab Intro e Avançado mas não é imperativo.