A capacidade de ouvir é provavelmente uma das habilidades mais subestimadas da sociedade. De fato, é um recurso escasso nos dias de hoje.
A Teoria U apresenta um modelo do processo de escuta que pode nos auxiliar a desenvolver a empatia e diálogos generativos.
Quado mudamos a nossa forma de apreender a informação e nos focamos no momento presente, onde não há espaço para aquela voz mental que traz os nossos valores, crenças e julgamentos baseados em experiências anteriores, experimentamos uma epifania que pode mudar todo o curso da nossa vida.
No Dragon Dreaming temos uma ferramenta bastante útil que se chama Pinakarri , que pode ser traduzido como “escuta profunda”. O Pinakarri pode nos ajudar a otimizar o nosso processo de comunicação e a ter certeza de que estamos a falar sobre o que realmente importa.
Para comunicar de uma forma generativa, é preciso direcionar a nossa atenção para fora da nossa própria bolha e experimentar o presente em sua totalidade. Há que expandir os limites da mente, das emoções e da força de vontade.
O Pinakarri também pode ser descrito apenas como um ciclo de silêncio que reconecta-nos com o propósito evolutivo das nossas ações.