A prática do Pinakarri gentilmente silencia a pequena voz, nos permitindo a realmente escutarmos. Um pequeno guia para o Pinakarri:
Acalme-‐se e se conecte com o seu corpo:Sinta onde o seu corpo se conecta com a cadeira ou as almofadas onde você está sentado.
Sinta o peso do seu corpo: Note o seu peso e como a Terra lhe dá suporte. A gravidade é a força mais antiga no universo. Se fosse uma pessoalhe dando este tipo de apoio você o chamaria de amor incondicional. Torne-‐se consciente do amor incondicional da Terra por você, o apoio que ela lhe dá.
Respire profundamente –para dentro e para fora: Escute a diferença no tom e sinta a diferença de temperatura entre a inspiração e a expiração. Esta diferença de temperatura vem do Sol. Quem é você? Você é a dança dos ciclos materiais da Terra com a energia do Sol.
Você pode escutar as batidas do seu coração? Elas estão com você desde antes de você ter nascido e estarão com você até o momento de sua morte.
Encontre o ponto onde a energia no seu corpo é mais forte. Inspire para dentro deste ponto, relaxe conscientemente e expire a tensão para fora.
No Dragon Dreaming,cada participante tem a possibilidade de chamar um Pinakarri a qualquer momento. Ele vai tocar um sino ou soar um gongo ou algum outro tipo de sinal que tenha sido acordado, e com este sinal todos vão parar o que estão dizendo ou fazendo, e permanecerão em silêncio por aproximadamente 30 segundos.
É critério individual o quão profundamente cada um vai relaxar, mas é importante que todos permaneçam em silêncio por um momento.
Pinakarri também nos ajuda a checarmos o que realmente queremos.
Em silêncio podemos escutar o que está acontecendo dentro de nós e verificarmos se este ou aquele ponto ainda é importantepara nós – ou se perdemos o contato com o sonho original, com nossos desejos e necessidades na tentativa de estarmos certos ou não perdermos a compostura. Erguermo-‐nos em prol de nossos desejos e necessidades é tão importante quanto ‘esfriarmos’. Se reprimirmos nossos sonhos e necessidades,sempre teremos uma sensação de deficiência. E esta sensação vai retornar vez que outra, podendo ser um perigo real para os nossos projetos.
Ela impede a diversidade verdadeira, que é uma necessidade para a aprendizagem real e o sucesso. A falta de equilíbrio da dominação e da repressão podem ser encontradas nos grupos de projetos: alguns poucos tendo a maior parte do tempo de fala e empurrando as suas ideias e interesses. O Pinakarri pode nos ajudar a superar nossas tendências de dominação e repressão, assim nos tornando autênticos e reais.
Ele pode nos ajudar a nos tornarmos seres humanos que vivem o ‘amor em ação’.
E pode nos ajudar a criarmos uma comunidade amorosa na qual cada indivíduo é ouvido e visto nos seus desejos, sonhos e necessidades. Quando introduzindo o Pinakarri, esteja ciente que pode demorar um tempo para que as pessoas se ajustem a usá-‐lo; não fique desencorajado, acredite no processo.
Este material foi retirado do Guia Prático Dragon Dreaming, registrado pela creative commons.