Muito frequentemente, projetos fracassam por causa de uma comunicação inexistente ou falha.
São várias as formas de comunicação que realmente ajudam a realizar sonhos e a resolver e prevenir conflitos. Quando desenhamos projetos colaborativos, estamos atuando na criação de novos paradigmas e uma nova cultura.
Para isso, precisamos reconquistar a habilidade de escutarmos profundamente, escutarmos o que a Terra está nos dizendo, escutarmos uns aos outros e escutarmos a nós mesmos.
Pinakarri é a palavra dos Aborígenes Martu Mandjilidjara para Escuta Profunda. Na nossa cultura ocidental parece que nós perdemos a habilidade de escutarmos uns aos outros empaticamente.
Nós desenvolvemos uma maneira de ouvir principalmente a uma pequena voz em nossas cabeças que fica fazendo julgamentos ganha-‐perde e interpreta a tudo que escutamos através de si mesma.
Esta pequena voz também muito distrativa e nos faz esquecer mais rapidamente: Quando estamos nos concentrando em teoria conceitual, por exemplo, somos capazes de manter a concentração por aproximadamente 20 minutos antes que a pequena voz comece a falar muito alto, tornando difícil para nós realmente escutarmos a informação que está sendo apresentada.
Este material foi retirado do Guia Prático Dragon Dreaming, registrado pela creative commons.