Seção 11, Tópico 5
Em andamento

Seguir em frente

Ravi Resck 15 de março de 2023
Progresso de Seção
0% concluído

O ponto culminante do workshop serve como uma ponte entre as experiências do trabalho que as pessoas fizeram juntos e o cotidiano que estão prestes a retomar.

Muitos passaram a ver com novos olhos nosso lugar inelutável na teia da vida, nossas conexões com todos os seres através do espaço e no tempo, e o tipo de poder que é nosso para criar uma cultura de sustentação da vida.

Agora usamos essa nova visão para discernir o papel distinto que cada um de nós pode desempenhar na Grande Virada.

Tecendo Redes

Para um benefício duradouro para os participantes do workshop, certifique-se de dar-lhes oportunidades de interagir entre si – compartilhando interesses, idéias e esperanças sobre as ações nas quais eles estão envolvidos ou que gostariam de participar na Grande Virada. É bom dar um tempo para isso no início do workshop, mas se você não tiver, faça-o agora.

Método


Este é um processo de roda livre, geralmente bom antes de uma refeição, quando as pessoas podem continuar a conversar informalmente.

Comece convidando as pessoas a escolher aleatoriamente (estilo popcorn) para nomear os problemas e atividades para os quais são chamados. Então todos podem se misturar e se reunir em torno de temas específicos.

Como alternativa, use folhas de papel de parede na parede.

Peça às pessoas que publiquem suas áreas de preocupação – por exemplo, escolas, fazendas industriais, mudança climática, lixo nuclear, OGM, falta de moradia.

O próprio processo de lançamento pode resultar em alguns agrupamentos. Então as pessoas podem se reunir com preocupações comuns e compartilhar idéias e informações.

Mapa/Rio da Vida

Pode-se contar com esse processo simples e cativante para gerar uma nova perspectiva sobre a vida de alguém, com percepções inesperadamente apreciativas sobre seu valor e propósito. 

Método


Instruções do facilitador: Tomando papel e caneta, faça um mapa da jornada de sua vida até agora. Deixe fluir como uma corrente em uma linha errante pela página, desde o seu nascimento nesta vida até o momento presente.

Ao longo da linha, desenhe símbolos ou figuras para transmitir eventos significativos que enriqueceram ou redirecionaram o curso de sua vida e o senso de seu propósito.

Quando chegar ao presente, pense nas diferentes trajetórias que está pensando em fazer e desenhe-as em linhas pontilhadas a partir do ponto Agora, cada uma talvez com seu próprio ícone ou imagem.

Após quinze minutos, convide as pessoas a compartilhar seus mapas em pequenos grupos

Os recursos externos incluem relacionamentos, contatos e redes nas quais você pode recorrer – para não esquecer babás, parentes ricos, amigos com conhecimentos de informática -, além de sua localização, emprego, bens reais e dinheiro no banco.

     Agora, quais recursos, internos e externos, você precisará adquirir? Para seguir seu chamado, o que você precisará aprender e obter?

Eles podem ser executados desde treinamento de assertividade, até concessões, contatos entre organizações e o apoio que eles podem lhe dar.

     Como você pode se parar? Que obstáculos você pode colocar no seu caminho? Todos nós temos padrões familiares de dúvida e sabotagem.

    Como você vai passar por esses obstáculos?

     O que você pode fazer na próxima semana, por menor que seja o passo – se for apenas um telefonema – que o levará ao longo desse caminho?

Quando os dois parceiros escrevem as respostas do outro (e trocam massagens com as mãos), cada escrevente, por sua vez, lê de volta para o outro a partir das anotações feitas, usando o pronome da segunda pessoa: você deseja, você tem, uma maneira de parar você mesmo, etc.

E o outro ouve como se estivesse ouvindo, finalmente, suas ordens de marcha do universo. As notas escritas são então trocadas, para que cada um possa levar consigo seus chamados e recursos.

Variação:

Se o tempo for muito curto para todo o processo, pule a inscrição. Peça às pessoas que simplesmente anotem suas próprias respostas a cada pergunta e compartilhem suas respostas com outra pessoa anunciando com firmeza: “Eu vou …” ou “Eu vou …” e “Eu posso usar esses recursos …” (e declarações semelhantes) .

Traduzido do site WorkthatReconnects

pt_BR