Tudo que está escrito aqui é apenas uma (re)apresentação da forma como eu vejo a realidade em um aspecto muito específico que está relacionado com a gestão pessoal.
Nada disso é imutável e prescritivo para todas as pessoas. O simples fato de termos tempo e energia para dedicar a nossa atenção a algo assim já é um grande privilégio. Em uma sociedade que preza pela produtividade e sofre de um fenômeno de uberização da economia as pessoas vivem em uma guerra interna onde nós somos os “chefes” de nós mesmos mas não somos nem donos da nossa força de trabalho e nem dos meios de produção.

Nós somos ambos senhores e escravos, patrões e proletariado.
É por isso que empresto a metáfora de René Magritte para expressar como é importante olhar para esta proposta como um modelo e apenas como um modelo. Não quero cair na armadilha da indústria da auto ajuda para oferecer uma panacéia que vai resolver todos os seus problemas. Isto não é algo que vai automagicamente organizar a sua vida.
É preciso experimentar e se apropriar da proposta para tornar algo que seja útil para nós enquanto pessoas.
Como disse Korzybski, não vamos confundir o mapa com o território. Sobreviver por si só já é uma arte e fazer isso de forma mais ou menos organizada é algo natural para alguns e completamente distante para outros.
Espero que com essas reflexões você tenha aprendido uma ou outra coisa sobre como ganhar mais clareza da sua persona multifacetada e que isso te ajude de alguma forma a se organizar para atingir seus objetivos de uma forma leve e descomplicada.
Ficarei muito feliz em saber se isso está sendo útil pra você. Escreva-me no endereço ravi@collabdesign.org