Maslow introduziu o seu conceito de uma hierarquia de necessidades em um artigo de 1943 chamado “Teoria da Motivação Humana” e no livro que seguiu o artigo chamado Motivação e Personalidade. Essa hierarquia sugere que as pessoas estão motivadas a satisfazer suas necessidades básicas antes de direcionar o foco para necessidades mais “avançadas”.
Enquanto outras escolas(como psicanálise e behaviorismo) focaram suas pesquisas em problemas comportamentais, Maslow estava mais interessado em aprender sobre o que faz as pessoas felizes e as coisas que elas precisam fazer para alcançar a felicidade.
Como um humanista, Maslow acreditava que as pessoas têm um desejo inato de se auto-atualizar, isto é, de exercer o seu máximo potencial. Mas para atingir este estado, há outras necessidades básicas que precisam ser atendidas, tais como comida, segurança, amor, e auto-estima.
Ele definiu a sua hierarquia baseada em 5 fatores:

Pirâmide das Necessidades de Maslow
Necessidades Fisiológicas são aquelas relacionadas ao instinto básico de sobrevivência humana.
Foco: água, comida, cespirar, nutrição, yemperatura, ar, reprodução, desejo Sexual.
Segurança: Aqui as necessidades de segurança se tornam primárias. As pessoas querem controlar suas vidas e demonstram preocupação com a sua segurança.
Foco: abrigo, saúde, carreira profissional, contratar um plano de saúde, seguro de vida, etc
Amor/Pertencimento: Aqui a pessoa demonstra suas necessidades sociais. É o momento em que procura por amigos, amor, e busca se inserir em um grupo. Quer sentir que pertence a algo. Para evitar problemas como solidão ou depressão é importante se sentir amado.
Foco: amigos, envolvimentos amorosos, família, grupos, comunidades, igrejas
Auto Estima: Neste ponto é realmente importante ganhar o respeito e apreciação dos outros. As pessoas têm uma necessidade de realização e prestígio, de contribuir com algo para o mundo. Pessoas que conseguem satisfazer suas necessidades de auto estima são confiantes, aquelas que falham em satisfazê-las tendem a se sentir inferiores.
Foco: atividades profissionais, realizações acadêmicas, atléticas, hobbies.
Auto Realização: Pode ser descrito como o uso completo e exploração de todos os nossos talentos, habilidades e potencial. Essas são pessoas que vão além dos seus próprios limites.
Antes de seguir com o nosso processo da Holarquia Pessoal vou introduzir algumas críticas feitas ao modelo de Maslow.
A primeira é que, embora as necessidades sejam coerentes, elas não precisam necessariamente seguir uma ordem. Há pessoas que podem ter uma grande auto-estima sem necessariamente desenvolver uma vida social, ou sem ter atendidas todas as suas necessidades de segurança. Para utilizar este modelo, é importante ter em mente que nossas necessidades também são apenas nós temporários em um processo de fluxo contínuo.
A segunda crítica feita pela comunidade científica é que é muito difícil testar a teoria de Maslow, mas eles de fato fizeram isso em 2011 na Universidade de Illinois, EUA. Eles descobriram que a satisfação das necessidades estavam fortemente relacionadas com a felicidade. Pessoas de diferentes culturas ao redor do mundo afirmaram que a auto-atualização e necessidades sociais eram importantes mesmo quando as necessidades mais básicas não eram satisfeitas.
A teoria de Maslow se tornou altamente popular e gerou um grande rebuliço entre os terapeutas da época. Muitas pessoas, ao terem contato com o modelo, foram a seus terapeutas e afirmaram que tinham atingido o estado de auto-realização.
Maslow chegou a dizer que se isto estava acontecendo ele provavelmente deve ter deixado escapar algo.
Fritz Perls, o pai da Terapia Gestalt, matou a charada ao apresentar a sua crítica ao modelo. Ele afirmou que o que as pessoas estavam experimentando não era auto-realização, mas sim um autoconceito de realização. O processo de crescimento e a satisfação das necessidades apresentadas por Maslow é algo contínuo. Se auto realizar, ou auto transcender, é um trabalho diário.
É por essas e outras que nós resolvemos ressignificar a hierarquia proposta por Maslow por uma Holarquia de Necessidades.

💡 Ao tomar consciência de todas essas nuances começamos a sair do padrão de tenho que fazer isso ou aquilo para um processo em que de fato escolhemos fazer.