Blitz: Modelos Sociocraticos

Categoria

Facilitador por

Ravi Resck

Data e Horário

Formato e Local

zoom

E temos mais um Collab Blitz que se aproxima! O tema da vez vai ser um papo sobre modelos sociocráticos.

A Sociocracia é um modelo de governança distribuída que pode ser utilizado em qualquer contexto organizacional. Embora os primórdios da Sociocracia já tenham surgido há mais de 100 anos, foi só nos anos 70 que o engenheiro elétrico Gerard Endenburg desenvolveu o que hoje conhecemos como Método do Círculo Sociocrático que por sua vez ofereceu grandes contribuições para outras vertentes de autogestão como a Holacracia, S3 e O2.
Vamos explorar a história da Sociocracia e as várias ramificações deste sistema de gestão e governança que surgiram nos últimos 20 anos.

Esta não é uma oficina para aprender sobre como aplicar esses modelos, para fazer uma comparação de qual modelo é melhor ou pior ou para tirar dúvidas sobre a transição de organizações autocráticas para organizações autogeridas.

Vamos tentar explorar todas essas nuances da forma mais didática possível mas o objetivo não é fazer uma introdução à sociocracia. Você pode tirar muito mais proveito deste encontro se tiver o mínimo de familiarização com algum modelo sociocrático.

Para se inscrever basta responder a enquete no nosso canal do telegram. O link do zoom será disponibilizado no dia da oficina.

Conheça quem vai facilitar

pt_BR

Abordagens

acreditamos que os métodos devem estar a serviço das pessoas e comunidades.

Esta é uma lista de metodologias que será constantemente atualizada de acordo com a evolução da nossa compilação de tecnologias sociais.

Se você tiver sugestões de abordagens complementares não hesite em contactar-nos.

Design Thinking

Conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas.

Teoria U

Propõe que a qualidade dos resultados que criamos em qualquer tipo de sistema social depende da qualidade de atenção, presença e consciência que mostram os participantes.Oferece ferramentas incríveis que pretendem reconectar o indivíduo consigo próprio, com os outros e com o ambiente através de um poderoso sistema. Também inclui o Teatro de Presenciamento Social como forma de incorporar os processos do método.

Sociocracia

É uma metodologia que oferece um sistema de governança que opera de baixo pra cima através de uma estrutura circular. É composta de poderosas ferramentas para tomada de decisão, resolução de conflitos, eleições de representantes em organizações e gestão descentralizada. De fato, a sociocracia poderia oferecer toda uma nova forma de governar uma empresa, escola e até mesmo um país com uma estrutura de poder distribuída.

Comunicação Não Violenta

Um modelo de comunicação que pretende tornar o processo de comunicação em algo mais compassivo e humanitário.Rosenberg percebeu que a maioria das pessoas querem se comunicar de forma empática, mas não possuem o vocabulário para expressar sentimentos e necessidades.É uma poderosa ferramenta de resolução de conflitos e auto conhecimento, essencial em qualquer tipo de organização que pretende oferecer um espaço acolhedor para seus integrantes.

Pensamento Sistêmico

É a base de todas as metodologias aqui apresentadas. De fato, é a atualização da ciência moderna para o século XXI. É uma abordagem que pretende ver o mundo como uma rede, como um emaranhado de complexas relações que se adaptam de acordo com as suas interações. Podemos dizer que um sistema é um conjunto de partes que interagem entre si. A raiz do pensamento sistêmico está na idéia de que cada parte do sistema influencia o todo(que por sua vez é maior do que a soma individual das partes).

O Trabalho que Reconecta

É um conjunto livre de atividades, que tem Joanna Macy como professora raiz, e surgiu há mais de 40 anos como uma resposta direta às crises sociais, ecológicas e econômicas do nosso tempo. Busca entender e encarar esses desafios com um olhar lúcido e coração aberto, e nos convida a uma reconexão conosco, com os seres e com o poder de cura que nasce da vida interdependente. Envidencia as conexões inatas que temos com todos os seres e nos inspira a assumir nosso papel na criação de uma sociedade que promove ​​e sustenta a vida.

Teatro do Oprimido

Desenvolvido pelo diretor de teatro brasileiro Augusto Boal. Suas explorações basearam-se no pressuposto de que o diálogo é a dinâmica comum e saudável entre todos os seres humanos, que todos os seres humanos desejam e são capazes de dialogar e que, quando um diálogo se torna um monólogo, a opressão se inicia. O teatro torna-se então uma ferramenta extraordinária para transformar o monólogo em diálogo. “Enquanto algumas pessoas fazem teatro”, diz Boal, “todos somos teatro”. Esta metodologia é essencial para empoderar designers sociais e fazer com que as organizações engajem no processo de regeneração na primeira pessoa através de um abordagem lúdica e gamificada.

Pedagogia do Oprimido

Proposta por Paulo Freire em 1968 como a nova visão da educação libertadora. Nós vivemos em uma sociedade onde experimentamos um eterno ciclo de opressão. E dentro deste ciclo, o maior sonho do oprimido é se transformar em opressor. A pedagogia do oprimido pretende romper com este ciclo e dar a opção ao oprimido de quebrar as correntes opressoras do sistema educacional. Através de uma visão compassiva e sóbria, Paulo Freire revolucionou a educação e construiu a base para o que hoje chamamos de facilitação. É a abordagem pedagógica que fundamenta o CollabDesign em todos os aspectos educativos. Paulo Freire é muitas vezes citado como o criador indireto do CollabDesign.

Estruturas Libertadoras

Estruturas convencionais são ou muito inibitórias (apresentações, relatórios de status e discussões gerenciadas) ou muito soltas e desorganizadas (discussões abertas e brainstorms) para engajar criativamente as pessoas no desenho de seu próprio futuro. Estas estruturas freqüentemente geram sentimentos de frustração e/ou exclusão e falham em prover espaço para boas idéias surgirem e germinarem. Estruturas Libertadoras introduzem pequenas mudanças na forma como nos reunimos, planejamos, decidimos e nos relacionamos uns com os outros. Elas colocam o poder da inovação, antes reservado apenas para especialistas, nas mãos de todos.

H3Uni

É uma aventura para novas maneiras de co-criar um novo padrão de vida que leva em consideração a complexidade, a interconexão e a emergência. Projetado para possibilitar e incentivar uma rede global de pessoas e organizações, com o objetivo comum de co-criar um futuro viável para todos, o currículo, os métodos de aprendizado e a psicologia subjacente têm esses objetivos em mente.As ferramentas do H3uni são incrivelmente simples e poderosas e 100% baseadas em processos colaborativos. É possível desenvolver processos altamente complexos com uma abordagem lúdica e focada na facilitação visual.

Biomimética 3.8

A biomimética pode ser muita coisa: um modelo mental, uma ferramenta de inovação ou uma ciência. Se observarmos a formação da palavra, conseguimos compreender de forma mais literal a sua acepção: bio significa vida, e mimesis é imitação. A biomimética, portanto, é a imitação da vida. Dessa forma, podemos resumir a biomimética de forma simplificada usando o título do livro da Janine Benyus: Biomimética é a inovação inspirada pela natureza. A biomimética é a conexão da natureza com o design, e é assim que a gente consegue compreender a sua importância para a resolução de problemas do mundo contemporâneo.

GameStorming

É uma compilação de processos colaborativos que são apresentados como jogos. GameStorming busca estimular o espírito criativo das pessoas através de uma abordagem lúdica e divertida. São muitos os processos mapeados pelo método e há um livro inteiro para ser apreciado onde é possível compreender com grande profundidade cada uma das propostas. A ideia é acabar com essa história de que a criatividade é algo restrito aos gênios inventores. Ao utilizar processos colaborativos e compreendê-los como um jogo é possível engajar equipes nos mais variados contextos com diferentes necessidades.

Processwork

É uma vertente da psicologia transpessoal que é apresentada como psicologia orientada à processos.Foi desenvolvido por Arnold Mindell e associados e foca em processos somáticos e suas relações com o corpo onírico. A partir do ProcessWork foram desenvolvidas inúmeras abordagens. Entre elas destacamos a Democracia Profunda e o WorldWork.Ao promover um diálogo entre o taoísmo, física quântica, shamanismo, conceitos oriúndos da cosmovisão de povos originários como os Aborígenes, psicologia Junguiana e inúmeras outras abordagens o ProcessWork oferece uma poderosa abordagem que se torna essencial para fundamentar processos colaborativos e transformação de conflitos.

Dragon Dreaming

É uma abordagem de sistemas vivos para o design colaborativo de projetos. Também inspirado na cultura aborígene, teoria do caos e complexidade, ecologia profunda e no pensamento sistêmico, Dragon Dreaming oferece uma meta-modelo que descreve qualquer tipo de processo de Design Colaborativo como um organismo vivo.Esta é a metodologia que embasa todo o processo do CollabDesign. É o padrão que reconecta, a diferença que faz a diferença. Vamos utilizar o meta-modelo desenvolvido por John Croft nos anos 90 para fundamentar o diálogo entre todas essas abordagens que aparentemente são tão distintas mas podem ser facilmente relacionadas a partir do modelo de organismos vivos.

Organizações Orgânicas

É um modelo de autogestão inspirado em Getting Things done, Sociocracia 3.0, Holacracia, Metodologias Ágeis e Reinventado Organizações. O2 oferece uma abordagem simplificada para organizações que buscam um modelo de autogestão que pode ser implementado e escalado em um contexto corporativo, cooperativo, associações e outros. Com uma linguagem simples e uma ampla biblioteca de conteúdos oferecida pela Target Teal, é possível apreender os conceitos básicos da autogestão e organizações evolutivas de forma simples e divertida.Se você está atrás de um modelo de autogestão para organizações orientadas à propósito, O2 pode ser justamente o que você está procurando para sair de um modelo de gestão hierárquico.

Como isso tudo se conecta?
Através de relações sistêmicas não lineares.

Descubra como funciona a nossa abordagem integrada através dos nossos cursos!